sexta-feira, 19 de junho de 2009

O Aimará do futuro.


Evo Morales é o Aimará do futuro. E Isso quem diz, assustada, é a força reacionária de Veja, Câmbio e Rede Globo. Quem sou eu para desdizer essa crítica? Morales é a representação do fim da paciência, do esgotamento do debate em uma época onde o discurso protelou acordos de fome e miséria. Por isso, diferente dos Aimarás pacíficos, massacrados, e por fim, esquecidos, ele é um retrato do futuro, reflexo direto do passado. Não importa o que diga Reinaldo Azevedo, Diogo Mainardi e Olavo de carvalho. Evo Morales não é a personificação do passado, do Estado total e presente, mas sim um Aimará do futuro. Se a direita queria modernizar o Estado, transformando os escravos em servos comportados que vivem em uma suposta cidadania, conseguiu criar o Aimará do futuro.
Em 1531, os espanhóis chegaram ao altiplano peruano. O processo decorrente disso, junto ao massacre do México (1519), é chamado sugestivamente por alguns pesquisadores de “holocausto indígena”. Na cultura Asteca, por exemplo, a chegada dos espanhóis foi encarada pelos sacerdotes, como a representação do fim dos tempos. O que em bom dialeto cristão, significa “armagedom”. Num processo que durou poucos anos, milhares de indígenas tombaram em nome da cristandade. No altiplano, foram divididos entre as minas e a prestação de serviço nas fazendas que supriam o mercado consumidor local (junto as haciendas dos espanhóis). Em pouco tempo, passou a valer o que diz Enrique Dussel: Após o massacre dos seres humanos, houve um massacre de sua cultura. No México, Sergei Kruzinsky aponta para o apagamento da Arte Asteca: As formas dos deuses, a estética dos seus mitos foi sendo substituída por uma estética européia, branca, “cristã e civilizada” (como diria Hegel). Os espanhóis deixaram na Bolívia, uma representação de Estado que não existia, pois era o entreposto da metrópole, com os índios carregando os navios e vivendo cabisbaixos aos patrões europeus. Até hoje, a Bolívia fornece gás e cobre, depois de ter sua prata e ouro saqueados em Potosi. Não seria estranho enxergar uma caravela espanhola carregando no Prata, os minérios bolivianos até hoje. É o salgado contraste entre o passado, ainda presente na miséria, e o nascimento do Aimará do futuro.
Evo, que causa urticária em Reinaldo Azevedo, é uma extensão disso: plantador de coca nas altitudes bolivianas, conhece de perto o processo neoliberal local. Por isso, identificou na política estadunidense algumas semelhanças da invasão européia. Desfez então, os acordos firmados com as empresas européias e americanas. Fechou as refinarias da Petrobrás, o que fez com que a oposição exigisse de Lula, represarias imediatas, na economia ou na bala, para que Evo voltasse atrás. Em setembro de 2008, Veja declarou: “Evo fragmentou a Bolívia”. Que Bolívia? O país está dividido em 36 nações indígenas, as mesmas que Veja declarava ser um absurdo, ganharem autonomia política. Morales, nosso Aimará do Futuro é, uma ramificação das “veias abertas da América Latina” de Galeano, ou dos homens que agem “por medo da fome” de Ariano Suassuna. As Classes média e alta bolivianas, que nunca absorveram indígenas, acusam Morales de “cubanizar” o país. E que mal há nisso? O país não teria o menor PIB e nem os piores índices de desenvolvimento econômico e social do continente. Não a toa, Azevedo (em11/9/08) e Mainardi em outros artigos se mostraram assustados com Evo. Ele representa o basta da miséria, numa insurgência natural contra os senhores de terra bolivianos. Enquanto isso, o sonho nostálgico dos safados de Veja, de Cambio e da Globo é o inferno neoliberal , mas que graças a deus, não volta mais.
Fabiano da Costa, 15 de junho de 09.

8 comentários:

Anônimo disse...

As certezas do fim do Socialismo terminam nos medos dos Governos de Esquerda da America Latina. Coloco meu olhar sobre Evo e vejo um homem que é um representante legitimo da população, podendo trazer a realidade sonhos antigos de liberdade e anseios populares. Um homem que surgiu naluta indigena, do sonho, da vontade, e não construido pela midia. Evo, no meu ponto de vista, é a nova face do Socialismo,aquele Socialismo que ainda sonha,que pulsa, que vive intensamente, ou seja, nada mais humano.
Prof. Fábio Beilfuss

Lidio Lima Jr disse...

Juan Evo Morales Ayma é o retrato do retrocesso. Assim como Chavez seu colega "bolivariano", aprendiz de Fidel, Evo é exemplo do que uma sociedade dividida e confusa pode chegar a fazer para tentar se estruturar. Evo, Chavez, Lula e quem sabe até mesmo Obama fazem parte do que Weber, já que é para usar fontes vamos lá, chama de Lideres carismaticos em seu "três tipos de poder legitimo".
Vejam se isso lembra algo a vocês: "III. Poder carismático, mediante a dedicação afectiva à pessoa do senhor
e aos seus dons gratuitos (carisma), em especial: capacidades mágicas,
revelações ou heroísmo, poder do espírito e do discurso. O eternamente
novo, o fora do quotidiano, o nunca acontecido e a sujeição
emocional são aqui as fontes da rendição pessoal. Os tipos mais puros
são a autoridade do profeta, do herói guerreiro, do grande demagogo.
A associação de domínio é a agremiação na comunidade ou o séquito.
O tipo daquele que ordena é o chefe. O tipo de quem obedece é o “discípulo”.
Obedece-se, com toda a exclusão, de modo puramente pessoal
ao chefe por mor das suas qualidades pessoais, fora do habitual, não
por causa da posição estatutária ou da dignidade tradicional. Portanto,
também só enquanto estas qualidades lhe são atribuídas: o seu carisma
preserva-se mediante a sua demonstração. Quando ele é “abandonado”
pelo seu deus, ou despojado da sua da força heróica e da fé das massas
na sua qualidade de chefia, desvanece-se o seu poder. O corpo administrativo
é escolhido segundo o carisma e a dedicação pessoal: não,
por contraste, segundo a qualificação profissional (como o funcionário),
nem segundo a ordem (como o corpo administrativo estamental),
nem segundo a dependência doméstica ou outra dependência pessoal
(como, por contraste, o corpo administrativo patriarcal). Está ausente
o conceito racional da “competência” e também o conceito de “privilégio”,
peculiar às ordens. Para o âmbito da legitimação do seguidor ou
discípulo indigitado é determinante apenas a missão do senhor e a sua
qualificação carismática pessoal. à administração – na medida em que
este nome é adequado – falta toda a orientação por regras, quer estatutárias
quer tradicionais. Caracteriza-a a revelação imediata ou a criação
imediata, a acção e o exemplo, a decisão de caso a caso, portanto –
avaliada segundo o critério dos ordenamentos estatutários – irracional.
Não está ligada à tradição: para os profetas vale o “está escrito, mas
eu digo-vos”; para os heróis guerreiros esbatem-se os ordenamentos
legítimos frente à nova criação em virtude do poder da espada; para
o demagogo, graças ao “direito natural” revolucionário por ele proclamado e sugerido."
Evo é populista, por tanto logo em breve levará a economia do pais para o buraco e com isso cairá diante de algum outro politico pois "Quando ele é “abandonado”
pelo seu deus, ou despojado da sua força heróica e da fé das massas
na sua qualidade de chefia, desvanece-se o seu poder."

Anônimo disse...

Bem, o colega Lídio se escondeu um pouco atrás do Tio Weber, mas tudo bem... e fora que demonstrou um tom de Paulo Coelho do pampa, até mesmo sendo capaz de prever o que acontecerá com Evo. A cabala de Lídio poderá encontrar uma pedra no meio do caminho.

E é como uma pedra que vejo Evo, uma pedra no sapato dos amigos de Lídio Lima, os amiguinhos Reinaldo e Diogo. Acredito que eles simplesmte não sabem o que fazer cpom a figura de Evo Morales - e não resa outra alternativa se não eternamente compará-lo ao Chavez e bancar a Regina Duarte "eu tenho medo".

Já havia comentado isso com o dono do blog, mas reafirmo: a leitura que ele faz de Evo é muito interessante, fugindo da perseguiçaõ barata. Evo é o terror dos liberais, o homem que surge do povo, e não das maquinações institucionais ou das páginas de uam revista.

E se Evo é o retrocesso, continuo insistindo, alguns continuam a escalar as pedras da cadeia evolutiva?

Anônimo disse...

o Progresso deve estar no grande capital, que inunda os paises pobres com a sujeira do interesse economico e da poluiçao...

Prof. Fabio

Anônimo disse...

Logo depois do “descobrimento”, o Brasil vai sendo construído na colônia com o suor e o sangue dos trabalhadores escravos. Para a produção do açúcar é necessário ultrapassar os limites da exaustão física nos engenhos em complexas atividades mecanizadas trazidas pelos europeus. Pois bem, para que possamos nos situar no tempo e no espaço, é mister conhecermos não somente um pouco desse inicio colonial e dessa trajetória política, social e econômica, mas também de compreendermos as relações que estabelecemos com o mundo na atualidade. Logo, é inegável a relevância do valor dos textos que tens produzido ao longo dos meses. Fornecendo dados sobre temas atuais, polêmicos e de considerável complexidade. Blog como este nos ajudam a refletir sobre a exploração e a aniquilação imposta e vivida pelo homem ao longo dos séculos. Um bom texto reflexivo é sempre um trabalho de construção de uma sociedade mais livre, mais justa e melhor de se viver. Um abraço!

Anônimo disse...

Ótimo Texto fabiano!

Somente com iniciativas desse tipo , poderemos realmente transformar a sociedade e constituir uma cidadania plena, e para TODOS !

abraços

Rosali Alves - Desenhista disse...

"eu tenho medo", hahahha, sempre me lembro da regina duarte falando isso. sobre o resto eu nem vou comentar. Apenas to lendo o "Manual do Perfeito Idiota Latino Americano",e sugiro a lerem pra conhecer. Embora eu ache que julgar toda pessoa de esquerda ou direita como idiota, seja simplista demais e mais idiota ainda, e tambem acho que o livro descreve uma caricatura, da realidade, mas mesmo assim, muito parecida.
não ha, ao contrario do que tu achas-naquele dia que a gente conversou tu sabes bem oque tu disses-, problema nenhum em conhecer outros lados. A visão unilateral é perigosa, provoca essas mentes, de pessoas que não tem casa propria, por exemplo, e que odeiam o MST, ficando ao lado dos latifundiarios. è uma total inversão de valores!!! Reciclar oque se pensa é uma coisa que todos deviam fazer. Lucidez tambem é se questionar. Ah, e eu não me vendi. Até pq não ia ganhar nada, e mesmo que ganhasse não sou de ir na pilha dos outros.

Mateus disse...

Creio que mudanças políticas e sociais somente ocorrem através das ações de indivíduos e não por movimento de massas guiadas seja por uma religião, um partido ou mesmo por uma ideologia determinada.
Me parece que o mérito de Evo Morales é mais ou menos este: viver na pobreza é um horror, é preciso agir para que isso melhore! Não estou interessado em que corrente ele se enquadra, só penso que a sua ação de tomar frente do país se utilizando do seu carisma é válida. Não sei as ações dele vão levar, sinceramente não vejo com bons olhos algumas de suas ações, a única coisa que espero é que elas não levem o povo a um lugar pior do que já estava - sim, porque é sempre possível chegar a um lugar pior!