segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Resposta (ainda que tardia) à Janer Cristaldo.

O texto do jornalista Janer Cristaldo, publicado em 2002, e republicado recentemente no blog Philos porque quilo (www.philosporquequilo.blogspot.com) , é um atentado ao direito à informação. Extremamente tendencioso e por sua vez, carregado de preconceitos, o autor mescla propaganda política à uma sessão de desinformação e jornalismo viciado. É bem verdade, que ele tem seu direito inquestionável de se expressar, como também respeito o direito total do amigo Lídio Lima a corroborar com sua visão, mas achei producente fazer algumas observações necessárias ao caráter do escrito e de sua contextualização histórica. É de se perceber, que Cristaldo, autor de textos onde mostra equilíbrio nos julgamentos mais dificeis, se mostre tão parcial em seu julgamento como jornalista. E o melhor: Esta é a segunda resposta, já que a primeira, escrita durante uma hora foi deletada pelo Word num ato nada democrático!
Cristaldo trata do terrorismo como uma meta política e como uma causa da resistência e não como uma conseqüência natural da opressão. Não estranhamente, ele coloca no mesmo barco, as FARC-EP, Grupos islâmicos e João Amazonas, num incrível ato de descompasso histórico e desconhecimento da conjuntura mundial. Buenas: É preciso entender, entretanto, em que contexto Janer Cristaldo se dispôs a escrever “As FARC e o silêncio obsequioso”, e o que acontecia naquele período de 2002. Naquele ano, sob pressão de Washington, o Governo colombiano rompeu os acordos de paz firmados com as FARC-EP (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército Popular), que permitiam a existência da chamada “Zona desmilitarizada”. Portanto, até aquele momento, as FARC não eram um grupo marginal ou ilegal. Elas, assim como o ELN (Exército de Libertação Nacional), detinham 48% do território colombiano e haviam estruturado uma meta de Estado Paralelo, onde a economia, assim como a justiça, tentavam seguir preceitos comunistas. Quando dos atentados do 11 de setembro de 2001, o Governo de Washington, passou a desenvolver um plano anti-terror, onde aproveitou a histeria mundial para justificar a retomada de sua política intervencionista na América Latina (se alguém ainda lembra, os EUA alegaram que o Eixo do Mal estava situado também na fronteira entre Brasil e Paraguai!). A Histeria mundial acerca do termo “terrorismo” estava a tal ponto, que o autor aproveita para fazer uma comparação, no mínimo, duvidável:
Tentando chegar a uma definição aceita universalmente sobre o que seja terror, a ONU até hoje não chegou a nenhuma. Ao tentar uma definição, esbarra numa parede, os países muçulmanos. Se estes países não concordam sobre o que seja terrorismo, chegaram a um consenso sobre o que não é terrorismo: qualquer coisa que se inclua na luta palestina. Trocando em miúdos: um palestino que se enrola em bombas e se explode em meio a civis, velhos, mulheres e crianças, não pode ser definido como terrorista. Porque os árabes não querem.
Cristaldo, coloca como terrorista, um palestino que amarra uma bomba ao corpo e explode entre civis. Não é, evidentemente, normal faze-lo, mas o que é terror para o autor, já que não cita em momento algum, os bombardeios aéreos de Israel sobre a Palestina? Janer Cristaldo, esquece-se de alegar que os atentados, emitidos em uma nova onda desde a Segunda Intifada de 2000, estavam ligados a repressão severa imposta por Israel, que a se saber, é armado pelo EUA, apoiado pela ONU e pertence ao seleto grupo de Países como “Potência Nuclear”. O que pode parecer mais aterrorizante: Manifestantes com paus e pedras e que agredidos passam a usar bombas, ou uma potência nuclear que alveja orfanatos, creches e asilos? Claro que Cristaldo não fez essa pesagem. Também chama a atenção por que o autor cita os árabes: O impacto dos ocorridos na faixa de Gaza, não são em nada semelhantes às práticas das FARC. Ora, as FARC não são um grupo urbano, não se utilizam de atentados à bombas contra alvos civis e mesmo suas práticas mais duvidosas, como o seqüestro, tem como justificativa, os atos de desmando do Governo colombiano, que em nome da Luta contra o terror (O que a Colômbia tem a ver com isso???), passou a prender e manter sob guarda qualquer cidadão ligado ou suspeito de ligação às FARC. Ou seja: Além de quebrar os acordos para a manutenção da paz e que deram origem as “Zonas desmilitarizadas”, o Governo de Bogotá passou a perseguir qualquer cidadão, suspeito de ligação com as FARC ou com grupos terroristas islâmicos (Repito: O que a Colômbia tem a ver com isso???). Cristaldo, ainda assim, insiste em comparar os grupos colombianos e islâmicos, sendo que estão em situação geográfica, política e histórica totalmente dissonantes.
Para piorar, não faltava muito. O autor do texto, exibe o que para ele, seriam ligações entre as FARC e os grupos terroristas, com o PT, que naquele momento estava prestes a eleger Lula como presidente. Vale lembrar que o maior grupo armado colombiano dos anos 80 fora o M-19 (que em 1989 se tornou um partido político) e à época também não foram poucos os que tentavam liga-lo à Esquerda brasileira. Leia-se a pérola de Cristaldo à seguir:
Não bastassem as boas relações do governo gaúcho com a narcoguerrilha colombiana, em março passado, líderes petistas de Ribeirão Preto, ligados ao prefeito Antônio Palocci Filho, coordenador do programa de governo de Luiz Inácio Lula da Silva, anunciaram um comitê pró-Farc no município. Entre as funções do Comitê de Solidariedade ao Povo Colombiano e aos Movimentos de Libertação Nacional estariam colher assinaturas pró-guerrilha e defender as posições do grupo no Brasil.
Evidentemente, qualquer pessoa faz a correlação de fatos que quiser, e como quiser quando tem seus próprios interesses em manter uma “verdade política”. As relações políticas do então Governador do RS, Olívio Dutra, com as FARC, citadas por Cristaldo, eram bem claras: Um membro da Guerrilha esteve no RS para divulgar o que estava acontecendo em seu país, desde a implementação do “Plano Colômbia”, iniciada em 1997. Recebido como qualquer outro membro de delegação política, a mídia levou a exaustão tal fato. Em nenhum momento, Olívio Dutra, Miguel Rossetto (vive-governador na época) ou o Governo Gaúcho declararam apoio oficial às FARC, se limitando à pedir por paz no país vizinho. Da mesma forma que Olívio Dutra recebia um mensageiro das FARC-EP, o Governo de Fernando Henrique Cardoso hospedava membros dos Governos colombiano e norte-americano, e isso, em um clima de Guerra Civil instaurado na Colômbia.
Sobre os Comitês de Solidariedade ao Povo Colombiano e aos Movimentos de Libertação, eles não foram organizados pelo Partido dos Trabalhadores, ainda que fosse clara a intenção de Cristaldo de, em meio a uma eleição para Presidente, conectar às FARC ao PT. Eu mesmo, fiz parte de um Comitê de apoio às comunidades Zapatistas, entre 1996 e 1999. No ano de 1997, com o advento do Plano Colômbia, esse comitê passou a divulgar também, material da Crise colombiana. Em nenhum momento, nos três anos que recebi, editei, publiquei e repassei material desses comitês, vi qualquer alusão ao terrorismo. Nas correspondências emitidas por estas pessoas e ao qual eu divulguei para mais de 250 correspondentes, havia sempre um pedido: Que o Governo brasileiro, na pessoa de Fernando Henrique Cardoso, emitisse na ONU, um pedido de trégua tanto no México quanto na Colômbia, entendendo a licenciosidade desses governos para com os Grupos paramilitares que atormentavam as populações civis.
Pior do que tudo isso, é assistir como o autor se posiciona ao lado da política estadunidense (algo que ele próprio questiona), tentando definir quem são os terroristas e quem são os mocinhos, quem está com o bem, e quem está com o mal. Janer Cristaldo coloca as FARC-EP numa posição superestimada, ora como grupo terrorista de nível mundial, ora como uma espécie de instituição burocrática do crime organizado na Colômbia; Nem uma, nem outra: As FARC-EP não tem qualquer intervenção fora da Colômbia. Vale lembrar, o que Cristaldo faz questão de esquecer: Nas zonas ocupadas pelos “Narcoguerrilheiros”, o consumo de drogas foi zerado com a ocupação das FARC, sendo que os números cresceram novamente com a inserção do Exército. Não há alguma contradição aí??? Outra coisa: Por que Cristaldo esquece de citar entre os terroristas as forças paramilitares? Esses grupos atacam guerrilheiros, camponeses, usuários de drogas, militares do exército regular, pessoas comuns suspeitas de colaborar com as FARC. Enfim, eles sim geram o terror, e são tolerados pelo Governo de Bogotá, que está (e estava quando da escrita do texto), mais preocupado em velar os mortos do World Trade Center na luta anti-terror norte-americana, do que dar uma vida digna e mais confortável a seus cidadãos. É o máximo que a submissão pode chegar. Mas chegou.

Fabiano da Costa, 6 de dezembro de 2008.

11 comentários:

Lidio Lima Jr disse...

Bom, eu poderia fazer um longo texto, cansativo e enfadonho como o seu, para responder as sandice que o colega escreveu, mas não tenho paciência suficiente.Porém direi algumas coisinhas.
"...Ele coloca no mesmo barco, as FARC-EP, Grupos islâmicos e João Amazonas, num incrível ato de descompasso histórico e desconhecimento da conjuntura mundial." O autor do texto não está fazendo uma analise da politica mundial, está apenas citando grupos terroristas, com as mais diversas motivações.
Mais uma vez a venda ideológica dos comunistas o afeta, infelizmente, o fato do autor falar mal dos terroristas palestinos não o faz um defensor de Israel e nem um sionistas. Ele simplesmente exemplifica algo, o fato é que o maniqueísmo e o não saber que atacar algo não quer dizer defender seu oposto é um vírus que ataca a maioria dos "comunas", muito embora isso raramente aconteça com o caro colega.
Por fim, pois não quero me estender, as relações promiscuas entre o PT e a narco-guerrilha é bem clara, e como o RS é um dos estados nos quais o PT tem mais poder não é de impressionar que aqui tivesse até um QG das FARC.É uma vergonha dizer que haja grupos de defesa de um grupo, que pode no passado ter tido alguma função social em ajuda a população, mas que na atualidade é apenas um grupo de capangas que cobra proteção dos camponeses, e ligado diretamente ao trafico internacional e sequestra pessoas.

Diego Echevenguá Quadro. disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

hahaha

Fabiano - Barricada Vermelha disse...

É espantoso como contrariar as pessoas gera ofensas, discussões, animadas e ferrenhas críticas. E isso numa democracia!!! Toda Corte tem o Princípe (de Maquiavel), O Rei (que sempre tem a razão a despeito da data, 13 de dezembro,AI-5 está em seu lugar) e o Bobo, que sempre ri a rolar, mas sem motivo.

Anônimo disse...

Em alguns blogs vejo o comentário desse Diego. E sempre a MESMA coisa: Ele não consegue falar sem ofender. Como disse uma pessoa, podemos atribuir tudo isso a um problema de ordem sexual. Quanto às FARC, também não gosto delas, mas respeito que as pessoas se manifestem. SE a Globo pode, por que não???

Anônimo disse...

Concordo com o Fabiano em relação a manipulação que há para classificar as FARC's como narcoguerrilheiros, algumas pessoas esquecem que o presidente Uribe é investigado por traficar drogas e armas e pelo envolvimento com o cartel de Medelín, mas este não é traficante, é presidente!
Não acho que sequestrar seja uma forma de atuação digna, mas lembrem-se que os sequestrados são todos políticos envolvidos com o governo estadonidense, não são cidadãos "comuns".
E quanto ao Diego...
é um coitado que não consegue argumentar e sequer tem conhecimento do que diz.
CArlos Eduardo, acho também que o problema dele é de ordem sexual.

Lidio Lima Jr disse...

Por ser uma democracia se tem o direito de ter as "discussões, animadas e ferrenhas críticas" se fosse numa ditadura, seja militar seja do proletariado, não se teria esse direito. Isso é lindo não?
Infelizmente a Isabel, minha querida amiga, cometeu o mesmo erro do fabiano. Ao se criticar as FARC por ser uma narcoguerrilha, o que ela é, não se eximindo o Uribe. E se gostar de coisas do EUA te torna um cidadão diferente to fudido tomei coca-cola ontem!

Diego Echevenguá Quadro. disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Fabiano - Barricada Vermelha disse...

Pessoal, diante da baixaria e de ofensas de cunho pessoal, ativei um moderador de comentários e exclui alguns já postados. A partir de agora, seja quem for, pode-se falar o que quiser, mas sem ofensas e sem baixar o nível. Assim, poderemos construir um forum de discussões, e não teremos um barraco armado!

Anônimo disse...

A lerdeza no pensamento da esquerda reflete no anacronismo de suas idéias bem como nas atitudes de seus membros, Fabiano ao excluir comentários sob a premissa errônea de ofensa personifica o que há de mais retrógrado em alguém que quer passar por formador de opinião, a manipulação de fatos. Essas medidas que tanto serviram a inúmeros governos totalitários parece que são o seu mais forte compromisso, pois sente-se muito a vontade para defender criminosos notórios como os narcoguerrilheiros das FARC, mas age quando atacado intelectualmente de modo infantil fazendo queixa ao camarada mais próximo e distribuindo ameaças inclusive de cunho físico. O bom de tudo isso é a certeza da irrelevância de quem pensa assim, enquanto o mundo anda e supera contextos ultrapassados essas pessoas continuarão a ladrar pelos corredores das faculdades sem interferir em nada nem em ninguém.

Tom Mendes disse...

Queria nesse breve comentário parabenizar a ótima e conveniente discussão iniciada no blog do colega Lidio Lima e respondida no espaço de Fabiano "Barricada Vermelha", só demonstrando que é possível uma democracia com dialogos entre quem defende os certos(ou errados?!) e quem defende os errados(ou seriam bonzinhos?!), enriquecendo foruns de debates atuais como esse (claro fazendo sempre a ressalva a idiotas que não sabem conversar e apelam para ofensas ideologicas, racias, sexuais...).
Vejo a escrita do jornalista carregada de parcialidade, preconceitos e a falta de um pouco de vergonha na cara (mas isso quem leu percebeu), não é novidade. Estranhei ele não ter citado dentre os grupos e elementos "terroristas" nomes como Gandhi,Mandela,Madre Teresa de Calcutá+Lady Di e, como diria Hugo Chávez,"Jesus Cristo: o maior socialista que o mundo já viu".
Me pergunto e a outros(e pior tenho medo das repostas) qual o sntimento que leva a comparar um governo brasileiro
(na epoca do escrito:2002) ao Terceiro Reich sem que sejam o ódio, ou um ranço ideólogico? O cara pegou pesado com a classe jornalística colocando seu preconceito impresso. Para mim fica evidente uma questão política onde ele deixa claro suas "emoções políticas"(deve ter se emocionado com os oito anos de FHC) e desconta na oposição da época. Ele então em fins de 2002 deve ter ficado triste com a eleição de Lula, sua reeleição e seu indice de popularidade e sua política, de certa forma, de sucesso(algo que para ele deve ser insuportavel). Fico imaginando como estará a cara dele também agora a eleição de Obama, vencendo seu representante lá nos "gringo" McCain.